O XI GoalPoint de Março 2023 da Liga bwin

-

Março foi um mês de boas sequências de resultados de Benfica, Sporting e Braga, algo que fica reflectido claramente no “onze” GoalPoint Ratings deste período. Esta sexta-feira o Porto ganhou na Luz e como que relançou a discussão do título, mas durante o mês findo os “dragões” estiveram algo intermitentes, pelo que não espanta a ausência de jogadores do emblema da Invicta. Assim, os três primeiros emblemas dominam a “convocatória” e só um não pertence a estes conjuntos do G4: Tomás Araújo, do Gil Vicente… mas emprestado pelo Benfica.

A seguinte equipa foi elaborada tendo como base os desempenhos acumulados de todos os jogadores entre as jornadas 23 e 26 da Liga bwin e que tenham completado mais de 240 minutos de utilização.

O XI de Março de 2022 Liga bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Março-Liga-Bwin-202223-2-infog

Matheus Magalhães 6.95

A boa fase bracarense tem o contributo forte do seu guarda-redes. Matheus somou 14 defesas nestas quatro jornadas, travou 93% dos remates enquadrados que enfrentou, bem como 89% dos que aconteceram na grande área (terceiro valor mais alto) e foi o segundo guardião com mais golos evitados (defesas-xSaves), nada menos que 3,5.

Alexander Bah 6.62

O benfiquista continua a dar cartas. Em Março foi o lateral-direito com mais acções com bola (337), o quarto em passes para finalização (5), o que registou, de longe, mais acções defensivas no meio-campo adversário (13, mais seis que qualquer outro), o que somou mais acções defensivas no terço intermédio (18, mais oito que o segundo), o que conseguiu mais desarmes (17) e o segundo em intercepções (5).

Tomás Araújo 6.74

Que agradável surpresa o central dos “galos”. O jogador emprestado pelas “águias” está a realizar um excelente campeonato, com exibições de nível umas atrás das outras, e em Março só Otamendi esteve melhor entre jogadores da posição. Tomás fez um golo, foi o terceiro central com mais desarmes (11) e esteve muito bem no passe progressivo, com 24.

Nicolás Otamendi 6.85 

O melhor central de Março. O argentino foi sempre o líder do sector recuado dos “encarnados” e, nesta fase, foi o segundo da posição em acções com bola (322), o líder em acções defensivas no meio-campo contrário (7), somou oito desarmes e sete intercepções.

Álex Grimaldo 7.32

O melhor lateral do mês findo, registando mesmo o terceiro melhor rating acumulado. Grimaldo fez duas assistências neste período, entre laterais só igualado pelo bracarense Víctor Gómez, liderou, com o colega Bah, nas acções defensivas no meio-campo contrário (13), arrasou nas realizadas no último terço (11, mais sete que os segundos), foi o terceiro em desarmes (13), liderou em intercepções (11) e foi o segundo lateral em recuperações de posse (32).

Chiquinho 7.12

Um dos nomes do momento na Liga bwin, pela forma personalizada e competente como tem feito as vezes de Enzo Fernández no Benfica, com um conjunto de exibições de elevado nível, tacticamente inteligente e ocupando muito bem os espaços. Falta a Chiquinho mais chegada à área, golo ou assistência, mas compensa com trabalho defensivo e critério no passe. Entre médios registou a melhor eficácia nas entregas (92,6% certas), registou oito intercepções, máximo entre médios-centro, o mesmo acontecendo nas acções defensivas no meio-campo contrário (11).

Pedro Gonçalves 7.12

Esta temporada “Pote” está com menos golo, mas tal prende-se com as tarefas que tem assumido recentemente, com muita utilização a médio-centro e menos a médio-ofensivo. Pedro Gonçalves completou um mês de Março de grande qualidade, tendo somado duas assistências, nove passes para finalização (segundo valor entre médios), bem como excelentes cinco ocasiões flagrantes criadas (máximo do mês em todas as posições).

Iuri Medeiros 8.01 MVP mensal 👑

O Jogador do mês de Março, sobre quem analisámos os seus desempenhos pormenorizadamente, num artigo dedicado que pode ler aqui (link).

GoalPoint-Iuri-Medeiros-POM-Fevereiro-2023-infog

Nuno Santos 7.34

O segundo melhor rating de Março pertence a um jogador que até tem sido alvo de alguns reparos dos adeptos e comentadores, mas a verdade dos números diz algo diferente. Nem sempre tem sido titular, mas quando joga, cumpre, tanto a ala, como a extremo. Autor de um golo, foi um dos jogadores que registou o segundo valor mais alto de passes para finalização (10), fez 15 cruzamentos de bola corrida, com excelente eficácia de 26,7%, e entre alas/extremos foi o que mais passes progressivos realizou (25).

Ricardo Horta 7.12 

Mais um mês de grande nível de Ricardo Horta. O “guerreiro” fez um golo em Março, foi o oitavo jogador com mais remates (11), o quarto em passes para finalização (10), tendo sido um de três jogadores que enquadrou mais disparos, nada menos que oito.

Gonçalo Ramos 7.11

O ponta-de-lança do Benfica foi o melhor marcador do mês de Março, com quatro golos, tendo somado ainda uma assistência – uma contribuição ofensiva directa para metade dos tentos benfiquistas nesta fase consigo em campo. Foi o terceiro jogador com mais acções com bola na área contrária (25), o quarto mais rematador (13), tendo convertido quase 31% dos seus disparos e três de quatro das ocasiões flagrantes de que dispôs (75%) – uma clara melhoria em relação à média da época, que se cifra em 45,5% de aproveitamento.

Menções honrosas

Juninho (Chaves) 7.11

Excelente o mês de Juninho, avançado do Chaves. Nesta fase fez dois golos, mas fica de fora da equipa por muito pouco, tapado por Gonçalo Ramos e Ricardo Horta.

Aursnes (Benfica) 7.07

Uma das figuras do líder, o norueguês poderia ocupar uma vaga no eixo central ou do lado esquerdo, mas Nuno Santos, Chiquinho e Pedro Gonçalves fizeram um pouco mais.

Tomás Silva (Vizela) 6.91

O Vizela vai fazendo uma época muito boa, tal como o seu lateral direito, autor de um golo em Março, mas não entrou no critério de minutos (completou apenas 197) e fica de fora.

Gonçalo Inácio (Sporting) 6.85

O mesmo acontece com Gonçalo Inácio, central do Sporting que jogou somente 214 minutos, senão teria feito dupla com Otamendi.

Marcano (Porto) 6.66

O caso do central espanhol do Porto é diferente. Os minutos estão lá, mas Otamendi e Tomás Araújo tiveram ratings mais altos.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga bwin, no período em questão.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.