O XI GoalPoint de Dezembro 2024 da Liga

-

O  mês de Dezembro foi fértil em mudanças no topo da classificação, com a queda abrupta do Sporting a ser interrompida com a vitória no dérbi de Lisboa com o Benfica, ao mesmo tempo que o Porto mostrava uma subida clara de forma Os três “grandes” estão representados no XI GoalPoint de Dezembro, o “dragão” com três, o “leão” com dois e a “águia” com um, mas o destaque vai também para Farense e Vitória SC, com dois representantes cada.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 300 minutos na prova, entre as jornadas 12 e 16, sendo que esta margem sobe para 360 nos casos de Nacional e Benfica, devido ao jogo em atraso que disputaram a 19 do mês findo. Vamos aos detalhes.

O XI de Dezembro de 2024 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mês-Dezembro-Primeira-Liga-202425-infog

Simão Bertelli 7.08

O brasileiro aproveitou a lesão do lendário Guillermo Ochoa para brilhar na baliza do AVS, ao ponto de ter sido o melhor guardião de Dezembro. Neste período fixou o máximo de defesas (23), a par de Andrew, do Gil Vicente, foi o terceiro em remates enquadrados defendidos (85,2%) e o líder destacado nas paradas a disparos na grande área (83,3%). Evitou 5,9 golos (defesas – xSaves), bem à frente dos 3,0 de Trubin. Foi o Jogador da Semana da 12ª jornada.

Alberto Costa 6.89

Um dos homens do momento, dono de grandes exibições que terão já despertado o interesse dos três “grandes”. Alberto, de apenas 21 anos, foi o melhor lateral de Dezembro, fez duas assistências em sete passes para finalização, criou duas ocasiões flagrantes, foi líder da posição em desarmes (18) e em acções defensivas no meio-campo contrário (16).

Marco Moreno 6.25

A dupla de centrais e totalmente “made in” Farense. Moreno foi o sétimo central com mais intercepções (7), o terceiro em alívios (34), falhou somente 20% dos desarmes tentados e ganhou 70,6% dos duelos aéreos defensivos em que participou.

Cláudio Falcão 6.74

O melhor central foi mesmo Cláudio Falcão, que está a realizar uma excelente temporada e esteve em duas das cinco equipas da jornada. O brasileiro marcou um golo, ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos e foi o segundo da posição em bloqueios de remate (8).

Wenderson Galeno 6.27

De volta à lateral esquerda, Galeno voltou a mostrar que está talhado para a posição. Não marcou ou assistiu, mas foi o segundo lateral mais rematador (12) e o quinto com mais acções com bola na área contrária (14).

Manu Silva 7.13 MVP mensal 👑

O Jogador do Mês de Dezembro foi Manu Silva, médio sobre o qual pode ler uma análise dedicada (link).

GoalPoint-POM-Manu-Silva-12.2024-infog

Orkun Kökçü 6.75

O turco continua a não ser consensual, mas em Dezembro esteve em bom nível, tendo mesmo sido o MVP do dérbi com o Sporting. Neste período foi o quarto médio com mais passes para finalização (8), o segundo em passes progressivos (34) e ainda se destacou com 11 desarmes e 31 recuperações de posse (6º).

Nico González 7.06

O espanhol é cada vez mais um protagonista neste Porto. Nico fez dois golos e uma assistência em Dezembro, foi o quinto médio com melhor eficácia de passe (91,4%), o quinto em passes super progressivos (4), o quarto em acções defensivas no meio-campo contrário (11) e somou 12 desarmes.

Fábio Vieira 7.03

O regresso de Fábio Vieira ao Porto por empréstimo do Arsenal tem tido altos e baixos, mas em Dezembro mostrou alguma da qualidade que lhe deu fama. Fábio fez um golo e uma assistência nestas cinco rondas, foi o médio com mais remates (10), o terceiro em passes para finalização (9) e o líder entre centro campistas em ocasiões flagrantes criadas (4).

Francisco Trincão 6.71

Trincão foi um dos jogadores com maior quebra de rendimento após a saída de Rúben Amorim do Sporting, mas fez o suficiente para figurar neste “onze”, em grande medida pela excelente exibição ante o Boavista, na 14ª jornada, quando marcou os seus dois golos de Dezembro. Entre extremos foi o quinto com mais acções com bola na área contrária (24), o terceiro com mais remates (12) e o terceiro entre todas as posições com mais passes para finalização (12).

Viktor Gyökeres 6.77

Quarto “onze” do mês, quarta presença de Gyökeres. O extremo também teve uma quebra de rendimento recente, mas em Dezembro fez dois golos e uma assistência, liderou, de longe, em acções com bola na área contrária (48), registou o máximo de remates (23), foi o quinto com mais passes para finalização (11) e, como sempre liderou em passes progressivos recebidos, nada menos que 72, mais 23 que o segundo… Samu.

Menções honrosas

Nuno Moreira (Casa Pia) 7.06

Um golo e duas assistências e uma exibição portentosa em Braga, porém, Nuno Moreira fica de fora, pois só completou 293 minutos. Confere a interessante entrevista dada por Nuno Moreira a Zach Lowy.

Jordan Holsgrove (Estoril Praia) 6.67

O médio escocês dos “canarinhos” tem feito uma grande época, em especial no momentos defensivos e na pressão (12 acções defensivas no meio-campo contrário), mas acaba tapado pelos quatro médios que entram na equipa.

Zeno Debast (Sporting) 6.67

O central do Sporting fica de fora devido ao critério dos minutos (255), mas conseguiu ser o segundo jogador com mais passes progressivos (39).

Maxi Araújo (Sporting) 6.46

O uruguaio vai crescendo e ganhando o seu espaço, ainda assim não o suficiente para completar os 300 minutos do critério (265). Fez uma assistência em Dezembro.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 300 minutos na Primeira Liga, no período em questão, sendo no caso de Nacional e Benfica de 360 minutos.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.