🔶 Pepita de Ouro™ 2017: Os melhores do Mundo

-

3º PHILIPPE COUTINHO (LIVERPOOL)

GoalPoint-Pepita-Ouro-2017-02-Coutinho-infog
Clique para ampliar

Um dos grandes responsáveis pelo regresso do Liverpool à Liga dos Campeões e ainda resistiu ao assédio do Barcelona no Verão para fazer um grande início de temporada pelos “reds”, acabando 2017 no “top 3” da Pepita de Ouro™ e… no Barça. Esta época, infelizmente (mas felizmente para o FC Porto), vamos ficar privados de o ver no que resta da Champions League, mas o brasileiro já deixou a sua marca, conseguindo o único 10.0 do ano em todos os jogos da prova máxima do futebol europeu.

Coutinho é dos criadores mais completos da actualidade, contribuindo com passes para finalização, assistências, dribles e golos, tudo num nível muito acima da média. Mas sempre que a bola está parada, o brasileiro brilha ainda mais, visto que 22% dos seus livres directos dão em golo. Tendo em conta que Messi converte apenas 5% dos seus, quem sabe se o argentino não vai passar a ceder ou dividir essa responsabilidade com o novo companheiro de equipa.

https://www.youtube.com/watch?v=uofs4YiCpYA

2º NEYMAR (BARCELONA / PARIS SG)

GoalPoint-Pepita-Ouro-2017-02-Neymar-infog
Clique para ampliar

Ano de (re-)afirmação para Neymar, que em 2017 regressa ao pódio da Pepita de Ouro™, após ficar em quarto em 2016. Terminando 2016/17 como “delfim” de Messi, o craque brasileiro surpreendeu com a passagem para o Paris SG e para a Ligue 1. Nesta viagem está, no entanto, compreendido um plano de domínio gizado em torno de Neymar, que já começou a pôr em prática.

Figura central do projecto parisiense, onde leva uma vantagem considerável na Ligue 1, o brasileiro foi o segundo jogador a conseguir mais notas máximas (três) em 2017, todas elas já no campeonato francês, o que explica bem a diferença que o separa dos “comuns mortais” da Ligue 1. No entanto, se quiser subir ao último degrau deste e outros prémios, Neymar e o Paris SG terão na Liga dos Campeões a sua “prova dos nove”.

Os seus números já deixam a entender que é o grande candidato a sucessor de Messi, assim que o argentino o permitir. Para já, Neymar decidiu que será ele a apresentar os termos da competição que pretende fazer com o antigo colega de equipa.

https://www.youtube.com/watch?v=n8ukAsZNqf0

1º LIONEL MESSI (BARCELONA)

GoalPoint-Pepita-Ouro-2017-01-Messi-infog
Clique para ampliar

A promessa já tinha sido feita no ano passado: enquanto houver Messi, a Pepita de Ouro™ irá provavelmente para ele. E 2017 não nos fez ficar mal com aquilo que previmos. O argentino voltou a ser o grande dominador de uma temporada em que totalizou 44 golos entre Liga espanhola e Liga dos Campeões, quase um a cada 90 minutos de jogo. Mesmo que isso se tenha traduzido pouco em títulos colectivos, visto que apenas venceu a Taça do Rei, o astro mantém-se inalcançável no topo da tabela.

A sua importância para a equipa fica reflectida, também, no seu tempo de utilização. Apenas ele e Saúl Níguez jogaram mais de 4100 minutos entre os “top 50” da Pepita de Ouro™, e ainda bem. Lionel Messi terá muito tempo para descansar quando abandonar o futebol. No início da presente temporada já colocou o Barça, de novo, no trilho do título espanhol, conseguindo um dos seus quatro 10.0 na goleado por 3-0 no Bernabéu, e agora a Liga dos Campeões é objectivo a cumprir. Não nos espantemos que este continue a ser um ano de prémios e títulos para o pequeno argentino, pelo menos no que ao clube diz respeito.

https://www.youtube.com/watch?v=ZjC903OGbt0

Na próxima página: algumas curiosidades

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.