🔶 Pepita de Ouro™ 2017: Os melhores do Mundo

-

Os melhores em Portugal

Apesar de Pizzi ter sido o melhor jogador da última época em Portugal e ter conseguido um ligar no “top 100”, desta feita há dois jogadores na nossa Liga NOS que conseguiram entrar no “top 50”. O primeiro é o recém-nomeado melhor jogador da primeira volta 17/18.

41º YACINE BRAHIMI (PORTO)

GoalPoint-Pepita-de-Ouro-2017-Brahimi-foto
Um ressurgido Brahimi conseguiu ir a tempo de entrar no top-50

Já muitos artigos dedicámos a Brahimi e à sua capacidade individual, mas quanto mais se busca nos números, mais pérolas se encontram para caracterizar o argelino. A verdade é que, neste alargado lote de 840 jogadores, que envolve dez campeonatos diferentes, Brahimi só foi, em 2017, superado por Neymar no que toca à média de dribles eficazes a cada 90 minutos. O brasileiro chegou ao fim do ano com 6,9 dribles eficazes a cada 90 minutos, e o argelino ficou logo atrás, com 6,0. Hazard (Chelsea), com 4,9, Younes (Ajax), com 4,7, e Messi (Barcelona), com 4,5, completam o “top 5”.

Mas Brahimi foi mais que isto. Nos 36 jogos em que actuou, divididos por Liga NOS e Liga dos Campeões, o argelino registou oito golos e sete assistências, acabando mesmo o ano como o oitavo melhor do mundo entre os extremos-esquerdos. Não é coisa pouca.

23º JONAS (BENFICA)

GoalPoint-Pepita-Ouro-2017-23-Jonas-infog
Clique para ampliar

Em Portugal, melhor que Brahimi só Jonas, e é fácil explicar porquê. Aos 33 anos, o brasileiro continua a quebrar registos que parecem impossíveis, e foi um de seis jogadores que acabaram o ano a precisar de menos que 90 minutos para marcar um golo. O “pistolas” foi ainda o único jogador a ter um 10.0 ao serviço de um clube português e, mesmo levando em conta os jogos da Liga dos Campeões, onde os desempenhos do brasileiro são consideravelmente mais discretos, só Leo Messi (2,5) e Harry Kane (2,4) terminaram o ano com melhor média de remates enquadrados a cada 90 minutos (2,3).

No entanto, o que faz de Jonas um dos melhores do mundo não são apenas os golos. Apesar dessa relação tão próxima com a baliza, o “camisola 10” ainda está entre os dez pontas-de-lança com mais passes para finalização a cada 90 minutos (1,6). Por tudo isto, e mais um rol de outras coisas muito mais aborrecidas de descrever do que de observar, Jonas foi, merecidamente, o quinto melhor avançado-centro do mundo em 2017.

Menções honrosas ainda para mais dois representantes da Liga NOS e do FC Porto, que couberam no “top 100”. Alex Telles foi 76º e o quinto melhor lateral-esquerdo do mundo no ano passado, enquanto Aboubakar foi 85º, graças a um excelente final de época no Besiktas, ao qual deu sequência em Portugal.

GoalPoint-Pepita-de-Ouro-2017-Telles-Aboubakar-foto
Alex Telles e Aboubakar também couberam no top-100

>> Na próxima página: do 50º ao 16º

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.