RTG™ | Os melhores treinadores GoalPoint 20/21 👑

-

Como já dissémos na introdução, o pódio da Segunda Liga tem a curiosidade de ter sido decidido até ao último jogo. Armando Evangelista partiu para o play-off como o terceiro mais pontuado, mas as duas sensacionais vitórias sobre o Rio Ave valeram-lhe o justo prémio de treinador da época, que não seria menos justo para qualquer um dos outros dois que terminaram no pódio.

O treinador do Arouca acabou por terminar com 441 pontos de vantagem sobre Bruno Pinheiro, fruto dos 55% de resultados positivos que acumulou durante a temporada. Chegado do Campeonato de Portugal, o Arouca venceu sete dos 12 jogos em que não era favorito, seis deles já em 2021, quando se deu o grande crescimento da equipa.

Bruno Pinheiro levou o Estoril ao título e ainda às meias-finais da Taça de Portugal, numa época sensacional em que foi muito elogiada a qualidade de jogo da equipa. Com 22 resultados positivos e apenas sete negativos, ninguém teve maior diferença entre todos os treinadores que passaram pela Segunda Liga, mas o estatuto de candidato fez com que acumulasse no RTG menos pontos por cada vitória do que a concorrência ao prémio de melhor do ano.

Álvaro Pacheco passou de quase desconhecido a uma figura icónica do campeonato, que esperemos ver na Primeira Liga. O Vizela também veio do Campeonato de Portugal e fez uma época em crescendo, que terminou com justíssima subida directa ao principal escalão.

Destaque ainda para os bons trabalhos de Rui Borges na Académica e de Filipe Martins no Casa Pia, que teria descido na temporada passada não fosse as despromoções administrativas de Aves e Vitória FC.

Pela negativa, os principais destaques foram Rui Barros, que quase ficou associado à despromoção do Porto B, Filipe Cândido, que teve a derrota mais improvável da época (odd de 10.60), na Taça de Portugal contra o Fontinhas, e Carlos Pinto, que começou muito mal no super candidato Chaves e acabou por descer com o Vilafranquense.

Terminamos com os pódios do Ranking de Treinadores GoalPoint 20/21:

Clique para ampliar

Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.