A equipa da 29ª Jornada da Liga bwin 22/23

-

A 29ª jornada da Liga bwin não trouxe mexidas no topo da classificação, com todos os emblemas do G4 a vencerem, mas teve jogos de grande qualidade em diversos estádios, com desempenhos individuais de relevo, um deles digno de nota máxima, a primeira vez para um guarda-redes em Portugal, desde que há rating. O “onze” GoalPoint Ratings da ronda tem apenas um representante de cada um dos primeiros quatro classificados e muitos jogadores em grande forma, com destaque para dois homens do Famalicão. Vamos aos detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 29

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-29-Liga-bwin-202223-infog

Ignacio de Arruabarrena 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #FCAFCV

Exibição incrível do guarda-redes do Arouca, digno de nota máxima, a 11ª de jogadores da Liga portuguesa desde que há ratings. Arruabarrena fez oito defesas, uma a travar uma grande penalidade, cinco a disparos na sua grande área, evitando, assim, 2,8 golos (defesas – xSaves) e garantindo a vitória da sua equipa. E ainda registou cinco saídas pelo ar eficazes e ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou. Extraordinário.

Igor Julião 7.1

Bem tentou o Vizela rumar contra a derrota e tirar algo do jogo em Arouca, mas esbarrou em Arruabarrena. Um dos mais inconformados foi Igor Julião, que fez dois passes para finalização, teve sucesso em dois de cinco cruzamentos de bola corrida e assinou o máximo de recuperações de posse (11).

GoalPoint-2023-04-23-Arouca-Vizela-Away-Igor-Julião-Liga-Bwin-202223-MVP

Sebastián Coates 7.3
MVP do #VSCSCP 

Exibição “à patrão”. O central uruguaio fez um jogão e foi o melhor em campo no Castelo. Coates terminou com dois passes para finalização, 90 passes certos em 102 tentados (ambos máximos), 120 acções com bola (valor mais elevado), ganhou os seis duelos aéreos defensivos em que participou e ainda realizou dois bloqueios de remate. Viu o golo ser-lhe anulado por fora-de-jogo.

Nicolás Otamendi 7.3
MVP do #SLBEPF

Golo importante do argentino – o segundo esta temporada -, que estancou a sangria de maus resultados do Benfica. O argentino, que fez a diferença no único remate que realizou, esteve, ainda, em foco com um acerto de 90% no capítulo do passe (seis falhados em 59 tentados), seis passes progressivos, 69 acções com o esférico e cinco acções defensivas.

Ricardo Mangas 8.3
MVP do #BFCRAFC

Que grande jogo no Bessa, com cinco golos, e que exibição do ala esquerdo dos “axadrezados”. Mangas está num grande momento e, nesta partida, marcou um golo em quatro remates, três enquadrados (máximos), registou uma assistência em quatro passes para finalização (máximo) e acumulou 11 recuperações de posse. Falhou uma ocasião flagrante, senão a nota teria sido épica.

Bruno Jordão 7.4

Finalmente o Santa Clara somou um ponto, após nove derrotas seguidas. O adversário foi o Chaves, que uma jornada antes havia batido o Benfica. Bruno Jordão fez um grande jogo e foi o autor do golo dos açorianos, já ao cair do pano. Além disso somou 11 recuperações de posse, segundo valor mais alto, e completou duas de três tentativas de drible.

GoalPoint-2023-04-23-Santa-Clara-Chaves-Home-Bruno-Jordão-Liga-Bwin-202223-MVP

Santiago Colombatto 8.0
MVP do #FCFCSM

O argentino arrisca-se a ser uma das figuras do campeonato, fora das tradicionais equipas do G4. Colombatto voltou a realizar um jogo incrível no não menos espectacular encontro entre Famalicão e Marítimo, que teve remontada de 0-2 para 3-2. O médio fez nove passes para finalização, batendo assim o recorde de entregas para remate da Liga bwin 22/23. Acumulou ainda um passe de ruptura, 11 progressivos e dois super progressivos, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três desarmes.

Issah Abass 7.5

Após marcar o golo da vitória flaviense frente ao Benfica, Abass voltou a facturar, desta feita no empate 1-1 com o Santa Clara. O ganês enquadrou os seus dois remates, criou uma ocasião flagrante de golo e fez um passe de ruptura.

GoalPoint-2023-04-23-Santa-Clara-Chaves-Away-Issah-Abass-Liga-Bwin-202223-MVP

Iván Jaime 7.7

Mais um jogo para mais tarde recordar de Iván Jaime, que época após época vai deixando a sua marca de qualidade na Liga lusa. O espanhol fez cinco remates ante o Marítimo, somou uma assistência em cinco passes para finalização, somou um passes de ruptura e oito ofensivos valiosos e sofreu falta para grande penalidade. Acumulou cinco conduções progressivas, mas onde brilhou mesmo foi no drible, com nove completos em 11 tentados, novo recorde da Liga bwin 22/23. Não fosse a ocasião flagrante falhada e teríamos nota elevadíssima.

GoalPoint-2023-04-22-Famalicao-Maritimo-Home-Iván-Jaime-Liga-Bwin-202223-MVP

Ricardo Horta 7.7
MVP do #CPACSCB

A grande estrela do Braga está a atravessar um excelente momento. Na visita ao Casa Pia, Horta voltou a ser MVP, com um golo marcado, mas o seu desempenho teve ainda seis remates, quatro enquadrados (máximos do jogo), sete passes ofensivos valiosos, 12 progressivos recebidos (máximo) e seis acções com bola na área contrária. Registou ainda sete recuperações de posse e a nota teria sido mais alta não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante.

Mehdi Taremi 7.6
#FCPFFCP

E vai mais um golo para o iraniano na Liga, o 15º, o segundo em deslocações consecutivas, após ter também facturado no Estádio da Luz, ante o Benfica. Taremi abriu o activo de penálti, enquadrou os seus três remates, criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e recebeu 13 passes progressivos, máximo do jogo. Entregou-se às tarefas colectivas, registando quatro acções defensivas no meio-campo contrário, máximo do jogo.

Outros jogadores à porta do “onze”

Paulo Vítor (Chaves) 7.5

Ivo Rodrigues (Famalicão) 7.3

Yusupha Njie (Boavista) 7.3

Manuel Ugarte (Sporting) 7.2

Kosuke Nakamura (Portimonense) 7.2

Os tops da jornada

São estes os melhores da 29ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J29SUMGPRMVPPASXG
0-1
3-2
3-2
0-2
1-0
1-0
1-1
1-0
0-2

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.