Melhor do Ano: Bruno Fernandes, o “Ás” da Liga

E eis que chegamos ao destaque do Jogador do Ano GoalPoint, de seu nome Bruno Fernandes. O médio sportinguista viveu uma época que atraiu muitos adjectivos elogiosos, tantos que, no fim, já não sobram muitos para a descrever. Numa temporada com muitos altos e baixos para o emblema de Alvalade – que ainda assim já rendeu uma Taça da Liga e tem ainda uma final da Taça de Portugal pelo caminho -, Bruno foi a figura principal, ofuscando todos os outros no plantel leonino.

O internacional português tornou-se no médio das principais Ligas europeias com mais golos numa só temporada, 32 – sendo que 20 deles aconteceram na Liga NOS – e foi o segundo melhor marcador da competição, atrás de Seferovic. Ao todo, Bruno Fernandes teve intervenção directa em 46% dos golos da sua equipa, pois aos 20 tentos somou mais 13 assistências. E foi também o jogador com mais distinções de MVP ao longo da temporada do campeonato, nada menos que 11, sendo destaque por 14 vezes nos “onzes” da jornada GoalPoint de 2018/19, e por seis nos “onzes” do mês, em ambos os casos mais do que qualquer outro jogador. Foi também Jogador do Mês GoalPoint consecutivamente em Março e Abril.

Quanto aos números, eles falam por si. Bruno Fernandes foi o sexto jogador de campo mais utilizado na Liga, com 2928 minutos, foi também o futebolista com mais acções para golo (tentos + assistências), 33, e fixou outros máximos da competição, como sendo o de mais rematador (120 disparos) e o que mais enquadrou as suas tentativas, com 55 no total.

GoalPoint-Melhor-Jogador-Liga-NOS-201819-Bruno-Fernandes-infog
Clique para ampliar

Para além disso, ninguém fez mais passes para finalização de bola corrida (1,94) – terceiro no total de entregas para remate, com 3,20 – e foi o segundo jogador com mais assistências, 13 (0,40 por 90 minutos), registando ainda o terceiro número mais elevado de remates por partida (3,69), atrás apenas de Tiquinho Soares e Dyego Sousa, dois pontas-de-lança, com 1,69 enquadrados (3º).

GoalPoint-Tops-Liga-NOS-201819-Golos-marcados-Expected-goals-infog
Clique para ampliar

Os 20 golos que marcou são também o reflexo da extrema eficácia do médio na altura de visar a baliza. No comparativo entre os expected goals (xG) e os tentos que efectivamente fez (ver infografia acima), Bruno Fernandes liderou a toda a linha, marcando mais 6,93 golos do que o esperado por esta variável, que analisa a probabilidade de sucesso dos remates.

GoalPoint-Belenenses-Sporting-LIGA-NOS-201819-MVP
Clique para ampliar

Toda a qualidade de Bruno Fernandes permitiu-lhe terminar a temporada com um GoalPoint Rating acumulado de 6.88, fruto de uma regularidade exibicional pouco vista, que teve como um dos pontos altos a prestação na goleada do Sporting por 8-1 frente ao Belenenses, no Jamor. Nessa partida, o médio fez o primeiro “hat-trick” da carreira, com mais uma assistência pelo meio.

Veja ou reveja um dos golos de Bruno Fernandes ante o Belenenses:

Parabéns, Bruno Fernandes, Rafa Silva e João Félix!

Esta quinta-feira, não perca o anúncio dos 33 melhores jogadores GoalPoint da Liga NOS 2018/19, três por cada posição. Aproveite para recordar os melhores 33 da primeira volta (link) e confira também os tops individuais finais da Liga.